10 Dicas para um Currículo Matador

Se você apresentar um currículo eficiente já garantirá metade do caminho até a contratação. E não adianta fugir disto, uma hora ou outra você terá que passar por este processo, pois não existe vaga de emprego que não peça um currículo.

Neste caso, quanto melhor for seu resumo profissional, maiores serão suas chances de contratação, e menor a possibilidade de seu currículo ir para a lixeira.

Foi pensando nisto que apresentamos 10 dicas para um currículo matador em design. Esperamos desta maneira, que você tenha sucesso nessa etapa da vida profissional.

Sintetize

Em áreas onde a concorrência para uma vaga de trabalho é muito grande (como no design), as empresas costumam receber muitos currículos e portfólios. Pense que a maioria das pessoas que trabalham em um RH costuma desenvolver leitura dinâmica nas primeiras etapas, como forma de agilizar o processo. Quanto mais conciso for seu currículo, maiores as chances de ser lido por completo. O ideal é que ele tenha no máximo duas páginas.

Simplifique

Imagem de divulgação/ Internet

Nada de colocar suas experiências de adolescente no Walmart ou seus primeiros contatos com o design. Um bom currículo é aquele que em um passar de olhos o entrevistador consiga identificar as informações principais. Realize o exercício de se colocar no lugar do interlocutor e pergunte-se quais informações serão relevantes para a empresa em questão.

Evite frases feitas

O currículo é um documento que reflete sua vida profissional, e consequentemente sua personalidade. Você jamais falaria em uma conversa com o entrevistador algo como “submeto a vossa senhoria a apreciação o meu currículo e me coloco à singela disposição para eventuais esclarecimentos”. Evite encher seu currículo com frases feitas e textos cujo objetivo for somente preencher espaço.

Capriche

Um designer deve redobrar os cuidados na diagramação de seu currículo. Mas nada de encher de adereços, cores e vetores. Escolha uma boa fonte e distribua o conteúdo de maneira clara e eficiente. Lembre-se que seu currículo também refletirá sua capacidade criativa.

Tenha Foco

Imagem de divulgação/ Internet

Ao apresentar suas experiências profissionais coloque somente as últimas três ou quatro empresas. Caso alguma delas não exista mais, informe apenas o tamanho e tipo de atividade que você desenvolvia. Se suas experiências profissionais forem variadas, apresente somente as relevantes para a vaga.

Informe-se

É bastante comum, normalmente no final da tarde de domingo, o designer (e muitos outros profissionais) decidir enviar currículos, muitas vezes sem critério. Uma dica é você começar pesquisando em sites de empregos antes de enviar seu currículo. Assim você não fará parte do grupo de pessoas que enche a caixa de e-mails de empresas que sequer está contratando.

Salve sempre em PDF

Envie o currículo em arquivo não editável e anexado ao e-mail. O maior problema de enviar um arquivo editável é que você não terá certeza de como será recebido. Se o contratante receber um arquivo desconfigurado ou ilegível poderá prejudicar sua chance de conseguir a entrevista. Já tivemos casos de pessoas que enviaram todo o conteúdo do currículo no corpo do e-mail, como forma de garantir o envio. Jamais faça isto! No e-mail deverá aparecer somente uma breve apresentação sua e seus anexos.

Não coloque foto

Imagem de divulgação/ Internet

A não ser que seja uma exigência da empresa. A questão da imagem é algo bastante complicado. Principalmente pelo fato de a maioria das pessoas não ficarem com boa aparência em fotos 3X4.

Não fale sobre sua personalidade

Muitas vezes ao falar de suas personalidades, as pessoas acabam apelando para o óbvio e para frases clichés. Isto poderá transmitir uma informação errada a seu respeito. Deixe para falar de você mesmo em um segundo momento, durante a entrevista.

Não coloque seus documentos

A maioria dos especialistas concorda que o ideal é ter o nome, endereço, telefones, e-mail, data de nascimento e estado civil. Listar todos os seus documentos poderá mostrar um certo despreparo de sua parte, além de ocupar um espaço que poderia ser utilizado para informações mais relevantes.

Desejamos a todos boa sorte e sucesso na busca de um novo emprego. Esperamos que nossas dicas possam contribuir para que seus objetivos sejam alcançados. Não perca o artigo da próxima semana!