10 Logos Polêmicos e de Qualidade Duvidosa

A criação de um logo exige uma série de atributos que vai muito além do domínio do Illustrator ou Photoshop. Não é atoa que para garantir uma vaga no mercado de trabalho, o candidato necessita comprovar que possui características como experiência, criatividade, sensibilidade estética, talento e muito mais.

Mas sabemos que algumas empresas não dão o devido valor para algo tão importante como a criação de identidade visual adequada para suas marcas, e contratam pseudo-profissionais que na maioria das vezes sequer dominam devidamente as ferramentas gráficas.

Selecionamos 10 logotipos que se destacaram e foram alvo de brincadeiras, por seus conceitos ambiguos, de duplo sentido ou apenas pela qualidade questionada.

Gostaríamos de deixar claro, que nosso objetivo não é ofender ou questionar a qualidade de produtos ou serviços oferecidos pelas marcas apresentadas. Apenas buscamos mostrar de forma descontraída que, assim como existe uma infinidade de exemplos de sucesso para a inspiração, existem também aqueles logos que não tiveram muita sorte nesta questão.

No final do artigo você poderá contribuir com críticas e sugestões. Vamos a lista…

 

Logo da Copa de 2014

Imagem de divulgação

O logo apresenta as cores verde, amarelo e vermelho, e representa a taça e mãos segurando uma bola. Diversas agências enviaram propostas para a seleção. Participaram da eleição o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.
No entanto, assim que foi apresentado para o público, o logo teve sua qualidade e originalidade questionada. O principal motivo foi que a imagem também sugere uma expressão de derrota (de alguém levando a mão ao rosto) e a imagem do médium Chico Xavier em sua consulta psicografada.

Imagem de divulgação

Imagem de divulgação/ Internet

 

Pepsi

Imagem de divulgação

Recentemente o logo da Pepsi sofreu novas modificações. Desta vez foram realizadas alterações no traço para fazer alusão a um sorriso e a tipologia foi alterada para ficar mais clean. No entanto, o logo não agradou algumas pessoas e foi alvo de brincadeiras na Internet.

Imagem de divulgação/ Internet

 

Jogos Olímpicos de Londres 2012

Imagem de divulgação

Segundo o presidente do comitê olímpico de 2012, Sebastian Coe o logo foi escolhido por ser extremamente novo e sair do convencional, e também por se comunicar com o público jovem. Assim como o logo da Copa de 2014, o escolhido também sofreu inúmeras críticas e piadas, por sua suposta mensagem subliminar com a personagem Lisa Simpson em posição sexual.

Imagem divulgação/ Internet

 

China Restaurant

Imagem de divulgação

Outro logo bastante popular na Internet por seu duplo sentido evidente. No entanto pesquisamos sua origem e procedência e não ficou claro sua autenticidade.

Clínica Odontológica

Imagem de divulgação

Neste caso o logo aparentemente é uma representação de um Dentista em um dia de trabalho. Mas para mentes maliciosas este logo tem algo mais a dizer.

Pediatric Center

Imagem de divulgação

Outro logo bastante popular por seu duplo sentido. Neste caso um conceito bastante infeliz e inadequado.

A-Style

Imagem de divulgação

A-Style surgiu bem antes da linha de roupas – projetado em 1989 e comercializado na Itália desde 1999. O desenho chamou a atenção dos meios de comunicação e foi adotado pela A-Style desde então.

Dodge

Imagem de divulgação

A Dodge foi criada pelos irmãos John e Horace Dodge, que inicialmente produziam apenas peças. Em 1914 foi inaugurada a primeira fábrica de automóveis. O logo, foi alvo de brincadeiras por lembrar o órgão reprodutor feminino.

Imagem de divulgação/ Internet

 

Comissão da Arquidiocese Católica pela Juventude

Imagem de divulgação

Este é um logotipo real projetado em 1973 para a Comissão da Igreja Católica da Juventude Arquidiocesana. Ele ganhou inclusive um prêmio do Clube de Diretores de Arte de Los Angeles.

Faculdade Atual da Amazônia

Imagem de divulgação

Quando estava cadastrando Faculdades no Croove, me deparei com o estranho logo da Faculdade Atual da Amazônia. A faculdade é credenciada pelo MEC e oferece inclusive curso de Design Gráfico.