5 sinais de que você precisa urgentemente de um novo logotipo

Mudar-Logotipo-Duvida

Uma marca não muda seu logo da noite para o dia. O processo costuma ser longo e exigem muita negociação e cautela.

O logotipo é a imagem condensada de uma empresa, produto ou serviço. Por esse motivo ele deve ser simples, original e impactante. As vezes os gestores da empresa sentem que seu logo não a representa de forma adequada, mas falta coragem para iniciar a mudança.

Se você está em dúvidas sobre investir no redesenho de seu logo, apresentamos abaixo os 5 sinais de que você precisa urgentemente de um novo logo. O texto foi adaptado de um artigo publicado em 2015 no site whitesparrow.co.in.

1- Seu logo parece antiquado
Quando o designer cria um logotipo ele normalmente o desenvolve para ser memorável e durar várias décadas. No entanto, se seu logo possui mais de dez anos e possui características que remetem a uma determinada década, então está na hora de pensar em uma mudança.

As formas, cores e estilo da fonte são características dos anos 80.

2 – Seu logo não representa seu negócio
Assim como as pessoas, as empresas mudam constantemente. Seja através de aquisição de outras marcas do mesmo segmento ou de novas áreas. Há também aquelas empresas que decidem seguir por outro caminho e mudam radicalmente. Imagina você ser dono de um açougue, ter um logo em forma de boi e migrar para o ramo de alimentos vegetarianos? Marcas com símbolos que possuem duplo sentido também podem gerar grandes problemas. Se você se identificou com esses exemplos nem pense duas vezes, muda logo.

Algo de errado não está certo nesse logo.

3 – Seu logotipo foi projetado por você
Quando a empresa começou você estava com o dinheiro contado. Para economizar decidiu criar seu próprio logo, mas não entendia nada de design. O resultado foi um símbolo desproporcional, pouco legível ou muito feio. Saiba que as chances de você crescer com esse símbolo são muito pequenas, hora de investir em um novo logo.

4 – Seu logotipo é parecido com o do concorrente

Não há problemas em buscar inspiração no estilo do concorrente. No entanto, as chances do consumidor ver você como uma cópia são muito grandes. Isso pode prejudicar sua credibilidade e fazer com que você tenha dificuldades em estabelecer um vínculo duradouro com os clientes. Seja único, invista em uma marca exclusiva e criativa.

Qualquer semelhança foi mera coincidência?

5 – Seu logo é muito complexo
Um conceito é criativo quando consegue expressar rapidamente a identidade da marca. Além disso ele precisa funcionar em diferentes formatos e tamanhos. Se toda a vez que você apresenta sua marca sente a necessidade de explicar o conceito, sinto informar mas seu logo é complexo demais. Simplifique sua marca, seus clientes ficarão agradecidos.

Se depois dessas dicas você ainda está em dúvidas se deve mudar seu logotipo, deixe seu comentário abaixo que teremos o prazer em ajudar.