7 vezes em que você foi enganado por uma fotomontagem e nem desconfiou

No universo da publicidade e do entretenimento, é comum o uso de fotomontagens.

Além do uso de técnicas fotográficas, os profissionais também podem contam com o Photoshop na manipulação de imagens para um resultado final impressionante.

Uma das técnicas relativamente simples mas que garante efeitos impactantes é a perspectiva forçada, que consiste em posicionar a câmera num ponto em que os elementos da cena adquiram proporções diferentes das reais. Além disso, os fotógrafos também utilizam miniaturas, efeitos de luz e sombra e outras técnicas criativas para o objetivo desejado.

Abaixo selecionamos 7 vezes em que fomos enganados pela fotomontagem de um fotógrafo criativo:

7. O casal na beira de um lago

Nesta foto de casamento você pode perceber  o impacto visual causado por esse lago em uma fazenda. Na verdade o fotógrafo posicionou a câmera em uma poça d’água e aplicou um filtro na imagem.
Fotomontagem01-1Fotomontagem01

6. O móvel misterioso 
Ao olhar para esta foto você provavelmente lembrou do filme As Crônicas de Nárnia e de toda a sua simbologia. Para criar este efeito misterioso o fotógrafo não precisou viajar para o deserto e muito menos transportar o móvel. Trata-se de uma miniatura e de um cenário montado sobre uma mesa.

Fotomontagem02-2Fotomontagem02

 

5. A noiva voadora
Nesta foto podemos imaginar o quão difícil foi fazer esta noiva voar com o vento. Devem ter usado aqueles ventiladores grandes de estúdios cinematográficos. Que nada, ela foi posicionada sobre uma escada, removida posteriormente no Photoshop.

Fotomontagem03-3Fotomontagem03

4. Desafiando a gravidade
A poesia presente nesta imagem é inspiradora. Como origamis de papel conseguiram suspender esta moça? Se você cogitou o uso de cabos, na verdade é bem mais simples:  eles usaram uma cadeira e a mão de um assistente para suspender o cabelo, posteriormente removido no Photoshop.

Fotomontagem04-4Fotomontagem04

3. O passeio romântico
Este conceito de imagem foi amplamente reproduzido nas redes sociais. A ideia é fazer parecer que o espectador está sendo levado para um passeio. Parece complicada mas o namorado é também o fotógrafo.

Fotomontagem05Fotomontagem0

2. O amor em uma gota de água

Nesta foto se contratou dois modelos e uma locação ao ar livre para conseguir registrar tudo em uma pequena gota de água. Até poderia ser verdade, mas abaixo você confere como a imagem foi feita:

Fotomontagem06Fotomontagem06-6

 

1. O mergulho fashion

Imagine a quantidade de pessoas e equipamentos envolvidos nesta foto do mergulho fashion. Fora o fôlego para se manter nesta posição sem conseguir respirar. Pois nada disso aconteceu, o modelo sequer mergulhou.

Fotomontagem07-7Fotomontagem07
Bônus: Como valorizar o decote

Decote ousado01Decote Ousado

Fonte: supermisterios.com