A verdade por trás do cartão de visitas de Steve Jobs

Já imaginou ter sido contratado por ninguém menos do que Steve Jobs para criar um logotipo e identidade visual? Agora imagine ser empresário e conseguir contratar os serviços de Paul Rand, um dos designers mais famosos do planeta?

Foi o que ocorreu em 1986, quando Steve Jobs deixou a Apple e decidiu fundar a empresa de informática NeXT. Na ocasião, Jobs decidiu solicitar os serviços do designer gráfico americano Paul Rand, já respeitado por seu trabalho para gigantes como a rede ABC, IBM e UPS.

Segundo o site designtaxi.com, o projeto teve um orçamento de cem mil dólares e Rand desenvolveu um manual de identidade com 100 páginas para explicar o processo criativo do logo. O símbolo era formado por elementos geométricos que representavam uma caixa escura com o nome da marca em letras coloridas.

Um dos elementos mais importantes do logo é a letra’e’ que, segundo Rand, foi um fator mnemônico que ajudou a marcar na mente do público. Além disso, ele afirmou que o “e” minúsculo poderia representar “excelência, experiência, excepcionalidade, [ou] excitação”.

Recentemente o cartão de visita do ex-CEO da Apple voltou a circular nas redes sociais. Na época ele era conhecido como “Steven P. Jobs” e seu cartão refletia o estilo minimalista característico de Paul Rand. Uma curiosidade é que quando solicitou o trabalho ao designer, Jobs perguntou se receberia algumas opções de logo e Rand teria respondido que “não, eu resolvo seu problema e você me paga por isso”.

Abaixo você poderá conferir o cartão e outros elementos de um dos projetos mais icônicos da história do design.

Imagens: divulgação, direitos dos autores.

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!