Após 23 anos, Formula 1 apresenta novo logotipo

No dia 24 de novembro publicamos um artigo em que falamos sobre a expectativa para a mudança no logotipo da Formula 1. A marca havia registrado algumas opções de logo no Escritório da Propriedade Intelectual da União Européia.

A Formula 1 resolveu acabar com o suspense e divulgou sua nova identidade visual. A marca resolveu aposentar seu logotipo icônico formado pelo número um em espaço negativo após 23 anos.  O redesenho surgiu após a F1 se tornar a propriedade do conglomerado multimídia americano Liberty Media.

O novo logo segue a tendência do design contemporâneo para a simplificação. Ele é formado pela letra “F” e o número “1” em vermelho vibrante formando uma pista de corrida. A forma ligeiramente inclinada sugere movimento e vem acompanhada do nome da marca em uma fonte original chamada F1 Regular. Também foram criadas mais duas fontes complementares chamadas de F1 Torque e F1 Turbo. O conjunto de fontes foi projetado por Marc Rouault, designer francês que trabalhou em parceria com a equipe Wieden + Kennedy.

O novo logo

Tipografia

O novo logo já aparece no site da Formula 1 junto com um vídeo de apresentação. A F1 também divulgou imagens com o logo em materiais de comunicação. Além disso, eles pretendem lançar uma série de produtos com essa identidade visual.

Opinião

Superar um símbolo icônico e presente no imaginário dos fãs há tanto tempo é realmente um grande desafio. Quando comparado com a versão anterior, o novo logo é mais simples, o que poderá ser uma vantagem na estratégia de comunicação da marca. No entanto, ele não apresenta um conceito criativo e possui pouco impacto visual. Além disso, sua ênfase horizontal fez parecer que a letra foi distorcida de forma amadora em algum software de edição de imagem. A combinação de cores e a inclinação do elemento gráfico lembram o logo do UFC, que também passou por um redesenho recentemente.