Avon surpreende revendedoras e clientes, descubra o motivo

Você sabia que ao ler o nome Avon ao contrário surge a palavra Nova? Definitivamente não foi isso que despertou surpresa nas clientes e revendedoras Avon, afinal de contas você já deve ter percebido esse detalhe há muito tempo, principalmente se, assim como eu, você tiver o hábito de ler as palavras de trás para a frente.

Brincadeiras à parte, o fato é que a Avon está de cara nova. Isso mesmo, a marca fundada 1886 decidiu modificar seu logotipo pela oitava vez. A empresa americana ficou mundialmente famosa por ter desenvolvido um sistema muito eficiente de vendas de cosméticos por meio de distribuidores privados. Quem nunca esfregou a mão na página da revista para sentir o cheiro do perfume não sabe o que é diversão. Alias, você nunca se perguntou como eles fazem para fixar o aroma na revista? O pessoal do site Fatos Desconhecidos descobriu como a mágica acontece.

O último redesenho no logotipo da Avon foi realizado em 1980. Inicialmente a marca utilizava elementos complexos em seu logo que ao longo de sua trajetória foram sendo substituídos por formas mais simplificadas. Como você poderá conferir abaixo:

O novo logotipo foi divulgado na conta da Avon no Twitter com o seguinte recado: “Este é o nosso novo logotipo! Ele representa diversão, segurança e é um símbolo para falar sobre todas as coisas importantes – amigos, amor, vida, risos. É inspirado pela nossa herança, mas fizemos algumas mudanças, dando uma reviravolta ao passado, você vê?”

Opinião:

É importante ressaltar que a Avon ainda não revelou os detalhes da nova identidade visual, portanto minha análise será baseada apenas no novo logo. O que se percebe com a proposta é uma tentativa de fugir da monotonia presente em muitas marcas do mundo da moda. O novo logo possui grande impacto visual, no entanto o estilo das letras com serifas de tamanhos diferentes remete à marcas mais tradicionais, o que parece se um resgate do seu passado. Um elemento que chamou minha atenção no lettering foi a inclinação da letra “O” que nos dá a impressão de que a composição estava em movimento e foi bruscamente “freada”. Assim como na versão anterior, o logo não possui um conceito criativo que atraia a atenção do público ou comunique a personalidade da marca. E você, o que achou da mudança?

Fonte: Brandemia.org