Como eram feitas as montagens fotográficas antes do Photoshop?

A primeira versão do Photoshop foi apresentada ao público em 1990. Antes disso, todo o projeto gráfico com montagens fotográficas exigia outro tipo de conhecimento técnico.

Atualmente os softwares de edição de imagem disponibilizam ferramentas que permitem a criação de composições complexas em poucas horas. Nos anos 80 o designer gráfico francês Jean-Paul Goude se tornou mundialmente conhecido pela criatividade do seu trabalho fotográfico. Ele foi responsável pelas capas dos discos de um grande ícone fashion da época, a diva Grace Jones. Dona de um estilo singular que teria inspirado Lady Gaga, a cantora emplacou inúmeros hits Disco e Dance.

A parceria com Jean-Paul Goude promoveu uma transformação no estilo e estética de Grace Jones. As capas impactantes do designer inspiraram profissionais em mundo todo. Uma das obras mais famosas foi publicada na New York Magazine em 1978, o “Arabesque Nigger“. As cores, o cenário, a textura da pele da cantora e sua pose inusitada chamaram a atenção pelo seu enorme impacto visual. O sucesso foi tão grande que Grace Jones decidiu utilizar a foto em seu álbum Island Life de 1985.

Após vários questionamentos sobre a técnica empregada nas imagens, Goude decidiu revelar como chegou ao surpreendente resultado final. Segundo ele, tratava-se da combinação de inúmeras fotos tiradas de ângulos distintos. A mesma técnica foi utilizada em outras capas de Grace Jones e posteriormente os originais foram disponibilizados ao público. Recentemente Goude voltou aos holofotes com a capa da revista Paper com Kim Kardashian servindo champanhe em uma taça posicionada em seu traseiro.

O processo criativo

Grace-Jones-Design-01

Grace-Jones-Design

Outros trabalhos de Goude

Grace-Jones-Design-06

Grace-Jones-Design-05

Grace-Jones-Design-02

Grace-Jones-Design-03

 

A capa polêmica de Kardashian

kim-kardashian-paper-magazine

 

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!