Como escolher a fonte ideal para sua marca decolar

O designer e professor Chico Homem de Melo disse em uma entrevista que, para ele, o design se manifesta em sua plenitude através da tipografia. O desenho das letras e sua relação com os outros elementos do design desperta o fascínio não somente no Chico, mas também na maioria dos profissionais da área.

A escolha da fonte ideal costuma tirar o sono de muitos designers, pode-se dizer que isso está relacionado ao grande número de fontes existentes na Internet. Muitas delas são distribuídas gratuitamente em diversos sites, podendo ser encontradas nas mais diversas categorias classificatórias como: fontes modernas, medievais, manuscritas, sem sefira, serifadas, festivas e assim por diante. Ao ampliar o seu conhecimento sobre o universo da tipografia, você minimizará as suas dificuldades no que diz respeito à escolha da fonte ideal para o sua marca.

Você deve então estar se perguntando, como escolher a fonte certa quando a oferta é grande e diversificada?

A realização de um estudo tipográfico será fundamental durante o projeto de identidade corporativa. As grandes empresas são reconhecidas pelo público graças ao talento de seus designers em escolher ou elaborar fontes alinhadas à personalidade da marca.

Em relação à pergunta elaborada anteriormente, afirmo que muitos parágrafos seriam necessários para que ela pudesse ser respondida de forma consistente. Mas, posso antecipar que o segredo do sucesso na escolha de uma fonte para determinada marca, está na legibilidade.

Fonte Ideal Marca

Ao criar uma identidade visual você estará resolvendo um problema para uma empresa, mais do que isso, você estará fazendo com que esta seja reconhecida e admirada pelo público. Seu trabalho estará diretamente relacionado com a comunicação, e preocupar-se com a legibilidade será fundamental para o sucesso de seu projeto. Afinal, se as pessoas não conseguem ler as informações do logotipo, dos documentos e dos materiais de divulgação da empresa, elas certamente direcionarão sua atenção para as marcas que consigam compreender melhor a mensagem.

Uma fonte é considerada legível quando possui coerência em suas características estruturais como, por exemplo, as variações da forma, peso, contrastes dos traços, espaços entre as letras e assim por diante. Quando possibilitam a clareza na informação, as fontes são consideradas funcionais e podem proporcionar a hierarquia (ordem de apresentação das informações de acordo com a importância do conteúdo) e flexibilidade para que possam ser usadas em diferentes formatos, como em materiais impressos, anúncios eletrônicos e etc.

Estudo tipográfico elaborado pelo aluno Jackie Shu

Normalmente, ao elaborar um programa de identidade visual os designers costumam escolher uma fonte institucional para representar a assinatura completa e logotipo da marca. Escolhem também uma fonte de apoio que serve para complementar a fonte institucional e ser utilizada em materiais de divulgação e documentos impressos.

Se você deseja se aprofundar nesse assunto, não deixe de ler o livro Construindo Marcas de Sucesso. Adquira já o seu!