Como Ser Mais Criativo

A criatividade é a intensão de modificar o futuro tendo o passado como influência e o presente como ponto de partida.

O processo criativo envolve preparação e trabalho duro pois infelizmente não há uma chave para ligar e desligar a criatividade em nosso cérebro.

Alguns profissionais de áreas criativas como artes, arquitetura, design e publicidade costumam seguir alguns passos para estimular a formulação de conceitos e o surgimento de boas idéias. Entre outras coisas, ser organizado, elaborar listas, apontamentos e rabiscar pensamentos aleatórios é um grande estímulo para a criatividade.

Há também quem recorra à música para “libertar” as boas idéias. De maneira geral, os neurocientistas afirmam que as capacidades artísticas parecem estar relacionadas com o hemisfério direita do cérebro. Nada melhor do que estimulá-lo com música durante o processo criativo.

Além disto é importante reconhecer que a criatividade é um processo que envolve erros e acertos e, neste caso, é preciso “abrir a mente” para novas experiências e saber utilizar as falhas ao seu favor.

Confira abaixo um infográfico (autor desconhecdo) com o resumo do que foi apresentado neste artigo e uma imagem mostrando a relação entre as celebridades consideradas bem-sucedidas com seus erros e fracassos:

Promocao-de-Natal-Croove

×