Conheça a marca que nunca mudou seu logotipo

Câmera Leica - imagem de divulgação.

Câmera Leica – imagem de divulgação.

Enquanto a maioria das marcas parece estar em constante transformação, existem aquelas que se posicionam contrárias às mudanças.

Os profissionais especializados na gestão de marcas (branding) entendem que a mudança ou a conservação podem ser elementos favoráveis para a construção da identidade da marca. Tudo dependerá da maneira como isso será usado nos materiais de comunicação.

Uma marca que está sempre mudando pode atrair os clientes que precisam de novidades, enquanto que as marcas conservadores agradam aqueles que se sentem confortáveis e seguros com a rotina. No entanto, é preciso ter estratégia, pois a transformação constante tende a gerar desconfiança e a conservação pode provocar tédio.

Um exemplo de gestão de marca bem sucedida é a alemã Leica. Fundada em 1913, a empresa NUNCA mudou seu logotipo. Especializada na fabricação de equipamentos óticos como câmeras, lentes fotográficas e binóculos, a Leica possui um logo facilmente reconhecido: trata-se de um círculo vermelho vibrante com o nome da marca apresentado em uma fonte cursiva.

Recentemente a empresa de produtos digitais iA compartilhou um anúncio de 2011 em que a Leica utiliza seu logo imutável para divulgar um dos seus produtos.
No anúncio é possível ver o logo reproduzido 24 vezes para representar a passagem de tempo. Na parte inferior da composição a Leica sustenta: “When you keep being different from everything, changing makes no sense.”(“Quando você continua sendo diferente de tudo, a mudança não faz sentido”).

Nada mais apropriado para expressar a força da empresa alemã e a durabilidade dos seus produtos.

Leica-Logotipo-Imutável