Conheça as tendências para o design de embalagem de cerveja artesanal

Seja em bar, com amigos ou em frente à televisão, a cerveja é sem dúvidas uma das bebidas alcoólicas mais  apreciadas em todo o mundo.  Historiadores confirmam que a bebida, elaborada a partir da fermentação de cereais, já era conhecida por povos que existiram há mais de seis mil anos antes de Cristo.

Nas últimas décadas, as grandes cervejarias tem disputado espaço nas prateleiras dos supermercados com inúmeras fabricações artesanais. Para quem se interessa por design gráfico e embalagens, o site cododesign.com elaborou um artigo muito interessante mostrando as tendências para rótulos, latas e garrafas de cerveja artesanal. Apresentamos abaixo um resumo das referências apresentadas pelo site:

1 – Mininalismo

Se você pesquisar a palavra minimalismo em nosso site certamente encontrará vários artigos sobre o tema. Afinal de contas, a ideia de que “menos é mais” já se estabeleceu no design gráfico e de produto com grande força. A combinação de cores marcantes com um visual clean tem sido uma estratégia utilizada por cervejeiros para lidar com a concorrência.

1. Big Bend Brewing por Guerilla Suit, 2. Hellbender Brewing por Pig Iron, 3. Monument City Brewing por Orange Element, 4. New Sarum Brewing por Big Bridge, 5. Fernson Brewing por CODO Design

2 – Marcante e ilustrado

Da mesma maneira que uma pessoa muito tatuada é vista como alguém de personalidade forte, na embalagem a escolha por ilustrações densas e multicoloridas pode causar um impacto significativo no consumidor. Quem nunca comprou um produto por achar a embalagem ilustrada bonita? Se o ilustrador é talentoso e o conceito da embalagem é bem resolvido o resultado final será surpreendente. Alias, em um contexto onde o minimalismo predomina, as ilustrações criativas podem ser um grande diferencial.

1. Breckenridge Brewing da VSA Partners, 2. Big Axe Brewing da Hip Street, 3. Prodigy Brewing da CODO Design, 4. Realmente Brewing da Duffy & Partners, 5. Bayou Teche Brewing da TILT

3 – Branco

Uma tipografia estilosa, poucas cores e um fundo branco é uma receita quase infalível no design de embalagens. Esse estilo é na verdade um desdobramento do minimalismo apresentado no primeiro item.

1. Be Right Beer Co. de CODO Design, 2. House Beer de Colony, 3. Anderson Craft Ales de Brett Lair, 4. Agder Bryggeri de FRANK

4 – Fotos realistas

A reprodução de imagens realistas em embalagens é uma estratégia que se tornou predominante a partir do desenvolvimento de equipamentos de impressão cada vez mais sofisticados. Mesmo assim, os custos para reproduzir imagens em alta resolução e com grande número de detalhes tende a ser maior quando comparado com embalagens minimalistas.

1. Bluejacket, 2. Voss Fellesbryggeri de Creuna, 3. Northbound Brewing de PaperJam, 4. Fieldwork Brewing de Gamut, 5. Chérie de ATIPUS

5 – Preto

Assim como a tatuagem, o preto também é associado à pessoas com personalidade forte. Não é à toa que muitos grupos e estilos musicais utilizam o preto como cor predominante. As embalagens pretas de cerveja artesanal possuem forte impacto visual e tem se tornado tendência no design.

1. Irmãos da Cerveja por BramCreates, 2. WarPigs Brewing por Zimmer Design, 3. Lord Hobo Brewing por Ben Whitla, 4. E União por E União, 5. Carlsberg por Kontrapunkt

6 – Vintage

Para os consumidores mais saudosistas, as reproduções que imitam estilos característicos dos anos 40, 50, 60 e 70 fazem muito sucesso. Elemento como grafismos, personagens, fontes retrô e tons pasteis tem sido adotados por inúmeras marcas de cerveja artesanal.

1. Big Lug da CODO Design, 2. Chattanooga Brewing da Widgets & Stone, 3. Strap Tank Brewery pela Helms Workshop, 4. Sycamore Brewing pela Shepherd

Se você gostou desse breve estudo deixe seu comentário e opinião abaixo. Para saber mais detalhes sobre as tendências no design de embalagem de cerveja, confira o artigo completo no site da CODO Design.

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!