Conheça o projeto de design minimalista para a HP

A Hewlett-Packard Company ou simplesmente HP é uma das maiores empresas de tecnologia no mundo.

Leia também: Construindo Marcas de Sucesso

A empresa foi fundada no ano de 1957, em uma garagem no arredores de Palo Alto (Estados Unidos) pelos engenheiros William (Bill) Redington Hewlett e Dave Packard.

Atualmente a HP encontra-se no topo da lista das maiores fabricantes de computadores pessoais, notebooks, impressoras inkjet e laser, multifuncionais, escâneres, servidores de impressão e inúmeras outras soluções tecnológicas.

Foi nesse sentido que a agência Moving Brands buscou desenvolver um projeto buscando estratégias para a revitalização da identidade visual da HP.

A empresa se apresenta como pioneira em oferecer uma nova abordagem para marcas, trabalhando em criações que refletem o um mundo em movimento. Eles utilizam métodos de pesquisa, processos criativos e tecnologias para desenvolver novas maneiras de estabelecer vínculos entres as pessoas e as marcas.

Parte da motivação do projeto de redesenho para a HP surgiu pela percepção dos designers da necessidade da marca de propôr mudanças em relação a sua imagem, no sentido de sugerir inovação e progresso.

O objetivo foi desenvolver uma criação eficiente que representasse os mais de 300.000 colaboradores em todo o mundo através de uma estratégia unificada.

Logo Antigo e Atual da HP

O logotipo da HP não sofreu muitas alterações desde a sua criação em 1957. No entanto, sua simplicidade o torna reconhecido mundialmente como sinônimo de tecnologia.

Quanto as suas características, possui uma estrutura simplificada em um retângulo com com cantos arredondados. Em destaque, no círculo central do logo estão as iniciais estilizadas da marca. A HP utiliza a cor azul e branco apenas.

Imagem de divulgação

Projeto Experimental da Moving Brands

O projeto da nova identidade visual para a HP teve inicio em 2008, e seguiu os parâmetros de dinamismo e movimento sugeridos pela Moving Brands.

O resultado final foi a criação de um símbolo formado por barras diagonais simplificadas que representam as iniciais da marca e também o movimento que ela produz.

O projeto foi amplamente difundido pela Internet mas infelizmente a HP não aceitou a sugestão criativa dos designers.

Imagem de divulgação/Moving Brands