Designer cria fonte universal para que todos entendam o Braille

O Braille foi inventado pelo francês Louis Braille em 1824. Depois de perder a visão em um acidente na infância, Braille criou um código para melhorar a escrita noturna.

O sistema de escrita tátil se tornou amplamente conhecido por pessoas com algum tipo de deficiência visual, mas sua compreensão é pequena para o público em geral.

Foi nesse sentido que o designer gráfico japonês Kosuke Takahashi desenvolveu um projeto para facilitar o aprendizado do Braille para todos. Trata-se de uma fonte com caracteres do inglês e japonês combinadas com o Braille. A tipografia universal foi chamada de “Braille Nueu” e seu idealizador espera que ela seja utilizada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Para chegar a um resultado final eficiente, o designer conduziu uma pesquisa para verificar se os caracteres eram legíveis para deficientes visuais em peças de sinalização e também em formatos bem reduzidos. Abaixo você poderá conferir os detalhes da nova fonte:

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!