Deu match entre você e o Tinder?

Antes e depois do logo do Tinder.

Antes e depois do logo do Tinder.

Para quem nunca usou o aplicativo, “dar match” é quando dois usuários curtem a foto um do outro. O Tinder surgiu em 2012 e já ultrapassou 100 milhões de downloads. O principal motivo para tanto sucesso é a sua habilidade em proporcionar encontros entre as pessoas através de vários recursos como, por exemplo, a geolocalização.

Recentemente os responsáveis pela marca divulgaram um redesenho do logotipo. No conceito original a letra “i’ do nome da marca apresentava uma chama na cor laranja para representar o calor de um encontro.

Como os usuários já estavam acostumados com a chama presente no ícone do aplicativo nos smatphones, o Tinder decidiu utilizar o elemento gráfico como principal representação da marca. O processo é semelhante ao que ocorreu com a Nike que inicialmente mostrava a tipografia e o símbolo e com o tempo passou a utilizar somente o Swoosh.

No redesign do Tinder, a “chama” se tornou mais arredondada. Além disso, a cor laranja agora está acompanhada de um tom de rosa vibrante.

Vale ressaltar que a simplificação de logotipos e o uso de cores em degradê são escolhas frequentes entre os designers nos últimos anos. No ano passado o Instagram havia seguido por esse caminho, assim como a operadora de telefonia OI e o SBT.

As mudanças do Tinder foram apresentadas ao público na conta do aplicativo no Youtube em março. Além do logo o aplicativo também atualizou seu layout. Confira abaixo:

As mudanças sutis no símbolo do Tinder.

As mudanças sutis no símbolo do Tinder.

As cores laranja e rosa em degradê.

As cores laranja e rosa em degradê.