E o fim do designer? Aplicativo cria logos usando algoritmo

Quantos logotipos um designer é capaz de criar por mês?

Se você costuma acompanhar o nosso site, é possível que tenha lido algum artigo sobre as etapas do processo criativo. Em se tratando da criação de um logotipo e identidade visual, o designer precisa definir o tempo a partir de etapas como briefing, pesquisa, esboços, aplicação no software vetorial, testes e etc. Se você levar em consideração (de forma arbitrária) que a maioria dos projetos costuma exigir cerca de sete dias úteis, então um designer conseguirá criar entre quatro a cinco marcas por mês. É claro que o tempo costuma variar de acordo com as exigências do projeto e se o trabalho é feito em equipe ou individualmente.

No ano passado, uma empresa chamada Tailor Brands conseguiu levantar US $ 4 milhões para criar um aplicativo que projeta logos a partir de um algoritmo. Recentemente alguns sites divulgaram que a “Tailor Brands” tem gerado mais de 350.000 logos por mês. E pasmem, o logotipo custa apenas US $ 3. Impossível competir, não é mesmo?

Se você está com medo de perder o seu emprego para um “robô”, não se preocupe. Segundo os idealizadores, o objetivo é democratizar o acesso ao design para empresas que não possuem condições financeiras para pagar por um projeto de logo e identidade visual. Ao analisarmos o site percebemos que se trata de um serviço padronizado. Você informa o nome da marca, descreve o seu negócio e define o estilo do logo. O “robô” busca em seu banco de dados as opções que (supostamente) mais se aproximam do seu desejo. Confira abaixo as soluções definidas para a Agência Croove:

Imagens de divulgação: Tailor Brands.

Conclusão: A ideia é muito interessante e potencialmente lucrativa. Um algoritmo reduz o tempo de um projeto, algo extremamente valioso em nossos dias. No entanto, sentimos falta do elemento fundamental para um logotipo ser memorável e bem sucedido: a genialidade humana para a elaboração de conceitos inovadores.

Quando uma empresa contrata uma agência renomada e um designer talentoso ela está disposta a pagar o valor necessário para ter um logotipo único. A vantagem de um mercado livre é o fato de que há espaço para todos: empresas que atendem clientes com muita pressa e pouco dinheiro e agências para clientes mais exigentes. É importante que no final todos saiam felizes.