Este logo é a prova de que um projeto original exige muita pesquisa

A descoberta de logos semelhantes é um tema recorrente e que costuma despertar muita curiosidade nos leitores do site.

Seja intencional ou não o fato é que encontrar um logo igual ao seu não costuma ser algo agradável e, em alguns contextos, pode até virar caso de justiça.

Para evitar que isso ocorra é importante realizar uma pesquisa aprofundada antes de iniciar um projeto. Atualmente é possível encontrar referências de logotipos de qualquer lugar do mundo na Internet, além disso é fundamental consultar catálogos e livros especializados em logos para que seja possível criar um símbolo original. No entanto, mesmo depois do logo aprovado, nada garante que em algum lugar do mundo alguém tenha tido a mesma ideia que você.

Recentemente o Instituto Asiático de Gestão (AIM) divulgou o redesenho de seu logotipo. A escola de gestão internacional foi criada em parceria com a Harvard Business School e é reconhecida internacionalmente com a AACSB.

asian_institute_of_management_logo

O novo logotipo foi chamado de Nexus e pretende representar a fluidez com formas orgânicas nas cores verde, azul e amarelo. Segundo os idealizadores, as cores representam a terra (verde), o mar (azul), o sol, o espírito humano (amarelo) e a prosperidade (roxo). No centro da composição foram inseridas as palavras “Asian Institute of Management” com todas as letras maiúsculas na cor branca.

Após a divulgação do logo em sites especializados surgiram inúmeros comentários e comparações com outros logos muito semelhantes. Para os brasileiros não há como não perceber que ele é bem parecido com a marca usada pelo Ministério do Turismo. Alguns leitores do site também acharam parecido com o nosso logotipo. Confira abaixo algumas das comparações:

Ministério do Turismo (Brasil)
Ministerio Turismo-Logo

Bandai Namco Entertainment (Japão)
Bandai Namco Entertainment

SpotJobs (Australia)
Spot-Jobs

NBC – Jogos Olímpicos Rio 2016 (USA)
NBC-Rio-2016

Museum of London
Museum of London