Existe design gráfico na Coreia do Norte?

A Coreia do Norte tem recebido destaque nos meios de comunicação em virtude da sequência de testes balísticos realizados por ordem de Kim Jong-un e condenados pela comunidade internacional.

Desde a divisão da península entre americanos e soviéticos durante a chamada Guerra Fria, pouco se sabe sobre o país. Principalmente pelo fato da Coreia do Norte ter se tornado uma estado totalitário socialista stalinista com grande parte da vida social controlada pelo governo. De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras, os norte coreanos são proibidos de ter acesso à Internet, o que dificulta o conhecimento dos ocidentais sobre as características do país asiático.

Mesmo com essas limitações temos recebido informações dos poucos turistas que se aventuram em conhecer este regime fechado, além disso há os relatos de embaixadores que vivem na maior cidade, Pyongyang.

Recentemente alguns sites sobre design divulgaram alguns exemplos de como é o design gráfico na Coreia do Norte. Já era de se esperar que os materiais de  comunicação e embalagens de produtos ainda mantivessem um estilo característico dos anos 40, como se tivessem sido congelados no tempo.

Grande parte das imagens foram retiradas de um livro lançado por Nick Bonner pela Phaidon chamado Made in North Korea: Graphics From Everyday Life na RPDC. O objetivo do autor foi mostrar para o restante do mundo como é a vida norte-coreana através do design gráfico do país.

O autor foi guia turístico na região e conseguiu coletar inúmeros materiais como cartazes e embalagens ao longo de duas décadas.

Nas reproduções é possível perceber o uso de tons pasteis, elementos simplificados e muitas reproduções aparentemente pintadas artesanalmente. São caixas de doces e bebidas com um estilo bucólico, além de materiais gráficos aparentemente inspirados na arte do regime comunista soviético. Uma curiosidade é a pistola de brinquedo que retrata um “porco-espinho” atacando um “lobo” americano.

O livro custa $29.79 (cerca de 90  reais) e pode ser adquirido no site da Amazon.

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!