Novo Logo do Campeonato Xadrez 2018 gera polêmica por motivo inusitado


Uma das competições mais aguardadas do ano (e não estamos falando de UFC) divulgou recentemente sua identidade visual, que já está dando o que falar.

O Campeonato Mundial de Xadrez teve início em 1946 e reúne os melhor jogadores do mundo. O evento é organizado pela FIDE (Fédération Internationale des Échecs ou Federação Mundial de Xadrez).  A disputa é realizada ao redor do mundo a cada dois anos desde 2006. A próxima ocorrerá em 2018, em Londres.

A nova identidade visual do Campeonato foi realizada por Shuka Design, da Rússia. No projeto foi mantido o conceito monocromático e inseridas novas ilustrações minimalistas. O logo é formado por inúmeros braços segurando peças de xadrez sobre um tabuleiro.

Identidade de 2016

Design para 2018

No logo o designer utilizou círculos e texturas geométricas sobrepostas para representar a dinâmica de uma partida de xadrez. Há também uma versão mais simples sem as texturas.

A Polêmica
Após a divulgação da identidade visual, inúmeras pessoas comentaram uma ilustração em particular. Trata-se de uma versão alternativa criada por Shuka Design que mostra duas figuras humanas disputando uma partida de xadrez com as pernas entrelaçadas. A imagem foi associada ao Kama Sutra e gerou muitas piadas nas redes sociais. A estranheza surgiu justamente pela associação entre erotismo e xadrez, uma combinação inusitada. Se a ideia foi atrair a atenção do público e leigos, parece que deu muito certo. Confira abaixo:

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!