O Logo Sensorial para os Jogos Paraolímpicos Rio-2016

Há alguns meses foi apresentado ao público o logotipo das Paraolimpíadas de 2016. A criação foi elaborada pela agência Tátil Design, que surpreendeu pela originalidade: um logo escultural, tridimensional e multissensorial.

Leia também: Conheça a tipografia para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Segundo seus idealizadores, o logo representa um coração tridimensional e ao mesmo tempo o símbolo do infinito nas cores vermelho, amarelo e laranja.

“A marca tem um coração com uma certa energia especial. Para materializar a alma, usamos símbolos universais para aproximar pessoas: a espiral como ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia traduzida na garra; e o coração, signo fundamental, o centro vital de todo ser humano. A principal mensagem é que por dentro somos todos iguais. A marca é muito sensorial e a ideia é que seja experimentada, algo com que as pessoas possam interagir”, Fred Gelli, diretor da Agência Tátil (Fonte: globoesporte.globo.com).

Imagem de divulgação

Em entrevista coletiva, Fred Gelli, designer e diretor da agência Tátil, afirmou que “O coração pulsa com uma energia infinita que impulsiona aos atletas em direção ao lugar mais alto”.

A apresentação do logotipo dos Jogos Paraolímpicos de 2016 ocorreu durante as comemorações para a inaguração da árvore de Natal flutuante da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Ádria dos Santos (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)

Confira no vídeo abaixo todos os detalhes envolvidos na criação do logo:

Saiba Mais

Os Jogos Paraolímpicos surgiram em 1948, em Stoke Mandeville, na Inglaterra. A iniciativa partiu de veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam sofrido lesões na medula espinhal. A primeira edição oficial foi organizada por Roma, em 1960. Na época participaram 400 atletas de 23 países. Na última edição, em Pequim no ano de 2008, o evento contou com 4.000 atletas de 146 nações.

Logos de todas as edições dos Jogos