O que é conceito criativo em design? Confira um exemplo prático
Em um projeto de logotipo, o conceito diz respeito a ideia por trás da composição. Quanto mais genial ela for, maiores as chances de o símbolo atrair a atenção do público e se destacar em relação aos concorrentes.
Para que o símbolo possa representar adequadamente a identidade da marca é preciso muita conversa com os representantes da empresa, produto ou serviço. Além do briefing, o profissional deverá realizar inúmeras pesquisas para buscar inspiração e se certificar de que a sua criação é original e facilmente reconhecida pelo público. De que adianta um logo com conceito inovador se o público alvo não entende o significado.
Muitas vezes os designers ou os empresários responsáveis pela marca optam por um símbolo literal. Em um rápido passei por sua cidade você poderá perceber a quantidade de logotipos literais como, por exemplo, o desenho de um pão representando uma padaria, um peixe na fachada de uma peixaria ou a representação de um dente em um consultório dentário. Há também marcas que abrem mão da utilização de um símbolo e apresentam suas marcas somente com o lettering.
Um exemplo prático que pode ajudar a entender a diferença entre um logo com e sem conceito criativo é a marca Rhodes. Para quem não conhece, a marca foi fundada em 1903 na Universidade de Oxford. A organização é responsável pelas famosas Bolsas de Estudo Rhodes. A ideia foi colocada em prática pelo colonizador e empresário britânico Cecil RhodesRodesia, que escolheu um Pássaro do Zimbabwe para representar a marca.
Recentemente a Rhodes apresentou uma nova identidade visual, idealizada pela agência Lambie-Nairn. Entre as mudanças, está a escolha de uma fonte sem serifa para apresentar o nome da instituição em um tom de azul vibrante. O destaque é o conceito criativo: o pássaro do Zimbabwe foi simplificado, virado para a direita e colocado dentro da letra “R”, inicial do nome da marca. Os contornos do pássaro harmonizam perfeitamente com a letra e ampliaram seu impacto visual.
Perceba que um leigo poderia dizer que não houveram grandes mudanças entre o logo antigo e o novo. No entanto, foi preciso muita experiência, pesquisa e criatividade para reorganizar e refinar as formas em um resultado final memorável e original. O símbolo também se tornou flexível e poderá ser usado em diferentes composições e textos.
Confira abaixo a identidade visual e materiais de comunicação da Rhodes:
Imagens: Rhode Trust.
Croove
Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Últimos posts por Croove (exibir todos)
- Designer cria logos minimalistas de forma brilhante - 20 de Abril de 2018
- O que é minimalismo no design? conheça um exemplo prático - 18 de Abril de 2018
- Trivago adota um círculo simples como novo logo - 17 de Abril de 2018