O que é conceito criativo em design? Confira um exemplo prático

rhodes_trust_antes-depois

Em um projeto de logotipo, o conceito diz respeito a ideia por trás da composição. Quanto mais genial ela for, maiores as chances de o símbolo atrair a atenção do público e se destacar em relação aos concorrentes.

Para que o símbolo possa representar adequadamente a identidade da marca é preciso muita conversa com os representantes da empresa, produto ou serviço. Além do briefing, o profissional deverá realizar inúmeras pesquisas para buscar inspiração e se certificar de que a sua criação é original e facilmente reconhecida pelo público. De que adianta um logo com conceito inovador se o público alvo não entende o significado.

Muitas vezes os designers ou os empresários responsáveis pela marca optam por um símbolo literal. Em um rápido passei por sua cidade você poderá perceber a quantidade de logotipos literais como, por exemplo, o desenho de um pão representando uma padaria, um peixe na fachada de uma peixaria ou a representação de um dente em um consultório dentário. Há também marcas que abrem mão da utilização de um símbolo e apresentam suas marcas somente com o lettering.

Um exemplo prático que pode ajudar a entender a diferença entre um logo com e sem conceito criativo é a marca Rhodes. Para quem não conhece, a marca foi fundada em 1903 na Universidade de Oxford. A organização é responsável pelas famosas Bolsas de Estudo Rhodes. A ideia foi colocada em prática pelo colonizador e empresário britânico Cecil RhodesRodesia, que escolheu um Pássaro do Zimbabwe para representar a marca.

Recentemente a Rhodes apresentou uma nova identidade visual, idealizada pela agência Lambie-Nairn. Entre as mudanças, está a escolha de uma fonte sem serifa para apresentar o nome da instituição em um tom de azul vibrante. O destaque é o conceito criativo: o pássaro do Zimbabwe foi simplificado, virado para a direita e colocado dentro da letra “R”, inicial do nome da marca. Os contornos do pássaro harmonizam perfeitamente com a letra e ampliaram seu impacto visual.

Perceba que um leigo poderia dizer que não houveram grandes mudanças entre o logo antigo e o novo. No entanto, foi preciso muita experiência, pesquisa e criatividade para reorganizar e refinar as formas em um resultado final memorável e original. O símbolo também se tornou flexível e poderá ser usado em diferentes composições e textos.

Confira abaixo a identidade visual e materiais de comunicação da Rhodes:

 

rhodes_trust_cartão

rhodes_trust_carimbo

rhodes_trust_divulgação

rhodes_trust_divulgação2

rhodes_trust_apresentação

Imagens: Rhode Trust.