O que é minimalismo no design? conheça um exemplo prático

Algumas áreas que exigem criatividade como o design, arquitetura e gastronomia são profundamente influenciadas pela perspectiva minimalista. Se você atua em algum desses segmentos já deve ter ouvido expressões do tipo “menos é mais”, KISS (Keep it simple stupid) ou “a simplicidade é a amiga da perfeição”. Mas o que isso quer dizer?

O principal objetivo de um designer (o profissional do design) é oferecer soluções para determinados problemas de comunicação. Eles são solicitados toda vez que uma empresa precisa de uma identidade visual, queira se diferenciar das concorrentes e escolha investir na divulgação de seus produtos ou serviços. O estilo dos materiais de comunicação dependerá de inúmeros fatores que serão identificados pelo designer no briefing. Nesse caso, questões como a experiência, sensibilidade e criatividade do profissional farão toda a diferença.

A escolha por formas e combinação de cores menos complexas nem sempre é sinônimo de criatividade. Aliás, é possível desenvolver um trabalho criativo através da complexidade, como no caso do logotipo da Unilever idealizado pela Wolff Olins.

Nos projetos de logotipo e identidade visual, os profissionais e estudiosos perceberam  que a simplicidade tinha um potencial maior de atrair a atenção do público, gerar vínculos emocionais e marcar na memória. Em ambientes com grande “poluição visual” nos sentimos mais confortáveis com composições mais fáceis de compreender. No entanto, é importante saber que nem sempre um projeto simples e fácil de entender pode se tornar respeitável e admirável. Uma petshop que utiliza a imagem simplificada de um cão pode não despertar tanto interesse no público, pois existem milhares de empresas desse segmento que utilizam este tipo de representação. Por esse motivo, os designers se esforçam para criar um logo simples, mas que tenha uma ideia por trás da composição, ou seja, um conceito criativo.

Existem inúmeras maneiras de desenvolver um conceito criativo para um logotipo. Uma alternativa muito conhecida pelos profissionais da área é o uso de espaço negativo. Trata-se basicamente de explorar a ligação entre a forma e o fundo para criar composições atraentes com elementos ocultos.

Recentemente um designer chamado Sean O’Brien recebeu destaque em alguns sites sobre design por seu logotipo minimalista que explora o espaço negativo. Trata-se da palavra “Dog” com a imagem oculta de um cão. O designer usou a forma das letras para mostrar a parte superior de um cão, que você consegue identificar imediatamente com a ajuda da animação abaixo. Para tornar o logo ainda mais atraente, o designer utilizou apenas duas cores, o vermelho e o branco.

Se você deseja saber mais sobre o minimalismo no design gráfico, como desenvolver conceitos criativos e explorar o espaço negativo, não deixe de conferir o curso Construindo Marcas de Sucesso.