O que o logo da Heineken tem a ver com o comunismo?

Os símbolos são fundamentais no processo de comunicação, pois transmitem uma ideia, ordem ou orientação de forma condensada.

Existem símbolos que podem ser reconhecidos em qualquer lugar do mundo, como o da reciclagem criado em 1970 por Gary Anderson.

Quando o designer desenvolve um projeto de criação de logotipos, por exemplo, ele precisa investigar se o novo símbolo não lembrará outro já existente. A maior preocupação é que o logo não comunique características consideradas negativas.

Um exemplo da complexidade que envolve o processo de criação de símbolos ocorreu na Hungria. Em 2012 o parlamento aprovou a proibição da exibição pública de símbolos comunistas e nazistas. Tanto a suástica nazista quanto a foice e martelo comunistas remetem a períodos históricos de grande violência, perseguição política e genocídio. Para muitos juízes a medida foi considerada dura demais e contra a liberdade de expressão.

No entanto, existe atualmente a intenção de se aprovar uma lei que proíba o uso de qualquer símbolo que “se refira à ocupação nazista ou supressão comunista”. Segundo o site underconsideration.com, a lei afetaria a grande cervejaria holandesa Heineken, que utiliza uma estrela vermelha como símbolo desde 1974. A marca poderia ter que pagar uma multa de 6,5 milhões de euros.

Será que esse tipo de interferência governamental é realmente necessária ou eficaz? Se a maioria das pessoas reconhece que o nazismo e o comunismo promoveram os piores crimes contra a humanidade, é natural que a referência aos símbolos seja evitada pelas marcas. Quando uma marca fizer menção proposital a qualquer um dos símbolos caberá ao público consumidor realizar boicotes e sansões às empresas.

No caso da Heineken o uso da estrela vermelha não parece ser uma referência ao comunismo, até por que em regimes comunistas a marca sequer existiria. A estrela foi escolhida por sua associação com a fabricação da cerveja ao longo do tempo. Acredita-se que na Idade Média os cervejeiros colocavam uma estrela de cinco pontas nos barris para proteger a bebida. Cada extremidade representava elementos como a água, o fogo, a terra, o ar e o quinto mágico, que asseguraria a qualidade da bebida.

Atual logotipo da cervejaria.

Evolução do logo - imagem de divulgação.

Evolução do logo – imagem de divulgação.