O que são Sistemas de Identidade Visual e por que você precisa deles?

Ao abrir um negócio, o empresário descobre que ter um logotipo é fundamental. Afinal, como se comunicar com o público e ter clientes fieis sem um elemento distintivo forte e original?

No entanto, o logo é apenas uma parte de um todo mais complexo e dinâmico chamado identidade visual. Após investir em um logo, o empreendedor precisa que seu símbolo apareça em folhetos, cartões de visita, envelopes, documentos, embalagens e assim por diante. Os elementos visuais de uma marca devem contar de um sistema que demonstre uma unidade que deve ser percebida a partir da repetição das características estruturais de uma empresa, produto ou serviço.

Se a identidade visual transmite a personalidade de uma marca e ajuda a diferencia-la das concorrentes, o Sistema de Identidade Visual é elaborado pelo designer para se estabelecer uma normatização e unidade entre os diferentes elementos distintivos: logotipo, marca, cores institucionais, tipografia, papelaria, sinalização, embalagens, impressos em geral e etc.

Segundo Maria Luísa Peón no excelente livro Sistemas de Identidade Visual, editado pela 2AB, o SIV tem como objetivo “a identificação e memorização do objeto a partir de sua apresentação visual”. A autora também apresenta quatro funções básicas de um SIV: diferenciação imediata, transmissão do conceito, associação do objeto a noções de solidez e institucionalização.

Se você deseja saber mais sobre a criação de um Sistema de Identidade Visual, recomendamos a leitura do livro, que está disponível nas livrarias e Estante Virtual.