O verdadeiro significado do simbolo da reciclagem

Um dos símbolos mais divulgadas em todo o mundo é o da reciclagem. Você sabe como ele foi criado? e o seu verdadeiro significado?

Leia também: Construindo Marcas de Sucesso

O símbolo da reciclagem nasceu em um concurso realizado na cidade de Chicago, no ano de 1970. Seu inventor, Gary Anderson, foi um jovem estudante de Arquitetura e Ciências Sociais, da Universidade da Califórnia do Sul.

Imagem: Divulgação

Naquele ano a empresa americana Container Corporation of America (CCA), considerada a maior recicladora de papel da época, queria divulgar seus produtos e serviços de forma mais eficiente. A ideia foi organizar um concurso para escolher um simbolo que melhor representasse a reciclagem.

O trabalho de Gary Anderson foi escolhido entre cerca de quinhentas propostas. Quanto ao conceito, a imagem é formada por setas que representam tanto o infinito quanto as diferentes etapas do processo de reciclagem. Certamente o rapaz nem imaginava que seu símbolo se tornaria um dos mais conhecidos no mundo todo, e o mais importante no cenário ambiental.

Fonte: SEBRAERJ

Saiba Mais

A palavra reciclagem surgiu em meados de 1970, com os problemas ambientais que começaram a gerar preocupações naquela época, entre eles o primeiro conflito com a escassez e o auto custo do petróleo. A reciclagem tornou-se necessidade, já que nossas fontes de matérias primas estão se esgotando.

O que é reciclagem

É a transformação do material usado e descartado, em matéria prima, que irá dar origem a
outro produto. Os materiais mais comuns na reciclagem são o papel (limpo), vidro, plástico, e
o metal, (este o único que mantém 100% suas propriedades na reciclagem).

Símbolos da reciclagem

A importância da reciclagem

A reciclagem é a solução para minimizar os problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente, com a escassez de nossas reservas naturais de matérias primas, o descarte incorreto dos resíduos (lixo), a formação de lixões a céu aberto, contaminação do nosso solo, água e ar. A reciclagem também torna-se fonte de emprego para muitas famílias, nas cooperativas presente em muitas cidades.

Imagem: Divulgação (direitos do autor)

Imagens: Divulgação/Internet

Capa: wrwcanada.com

Sobre o Colaborador

Alexsandro Azevedo é natural de Porto Alegre, Brasil. É especialista em Meio Ambiente, consultor nas áreas de Licenciamento, Monitoramento e projetos de sistemas de gestão na área ambiental, assessoria em empresas, gestão de resíduos, legislação ambiental entre outras.
Registro no CREA: N°: 179000
Registro nacional: N°: 2209651654
contato: alexsandroazevedoo@gmail.com

Pesquisas relacionadas:

  • simbolo da reciclagem
  • simbolo reciclagem
  • símbolo da reciclagem significado
  • de onde surgiu o simbolo da reciclagem
  • qual a cor verdadeira do simbolo da reciclagem

Promocao-de-Natal-Croove

×