O verdadeiro significado do símbolo do dinheiro

Os símbolos do dinheiro são fundamentais para a comunicação humana. Em qualquer lugar do mundo você poderá expressar determinada quantia em dólar, libras ou euro utilizando seus símbolos correspondentes. Mas você sabe explicar suas origens e significados?

A verdadeira origem do símbolo do dólar é pouco difundida pela dificuldade de comprovar as fontes históricas. Conhecido como cifrão, a letra “S” com uma ou duas barras é também usada para expressar quantias de outras moedas, como o real.

Segundo o site brandemia.org, a teoria mais aceita é a de que o cifrão teve origem na Espanha entre os séculos XIV e XIX. O mais interessante é que o símbolo é uma simplificação de uma reprodução estilizada das Colunas de Hércules. Elas teriam sido impressas nas moedas espanholas e chegaram ao continente americano após a colonização. Assim, as duas barras verticais representam as colunas e o “S” seria uma faixa que as envolvia.

 

Já o símbolo do euro foi escolhido a partir de um concurso organizado pela União Européia e envolveu inúmeros designers e um total de trinta e duas propostas. O simbolo foi inspirado no Epsilon grego (ε) e na primeira letra da palavra Europa. As duas linhas paralelas remetem ao cifrão do dólar e a estabilidade da UE. A identidade do designer responsável foi mantida em segredo, mas acredita-se que seja o belga Alain Billiet.

A libra surgiu como referência a unidade de medida equivalente a 12 onças de prata esterlina. O símbolo foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo e sua origem remete aos escribas. A linha horizontal servia como junção de duas letras e foi mantida na letra “L” estilizada que representa a atual “libra esterlina”.

Atualmente um dos símbolos que tem se destacado nos meios de comunicação é o do Bitcoin, a famosa criptomoeda que promete superar os modelos tradicionais. O símbolo foi idealizado por Satoshi Nakamoto e é formado pela letra inicial “B” com duas barras verticais, referência ao cifrão.

Imagens: Brandemia.org

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!