Parlamento do Reino Unido gasta 70 mil dólares por novo logo semelhante ao anterior

Quem já passou pela frustração de agendar uma hora no salão mais famoso (e caro) da sua cidade e voltar para casa com um corte de cabelo que poucos notam a diferença?

Algo semelhante ocorreu recentemente com a identidade visual do Parlamento do Reino Unido. Para o redesenho do logotipo foi gasto US $ 70.830 (aproximadamente 235 mil reais) e pouca gente notou a diferença. O motivo é que o novo logo é praticamente igual ao anterior.

 

As mudanças são tão sutis que somente um olhar muito atento conseguiria descobrir onde o designer interferiu. Entre as alterações está a remoção dos círculos na coroa e na ponte levadiça e também no formato das correntes nas laterais esquerda e direita do símbolo. Além disso, o nome também foi alterado de “Parlamento do Reino Unido” para “Casas do Parlamento”. Uma fonte serifada chamada “Register” foi escolhida para representar a marca.

O projeto foi desenvolvido pelo estúdio SomeOne, que focou em uma identidade visual mais clean e moderna. O processo criativo foi condizido com a avaliação dos membros do parlamento. Apesar da polêmica, a simplificação do logo facilitará sua aplicação em plataformas digitais e outros materiais de comunicação.

Opinião: A surpresa de muitos britânicos é tão compreensível quanto a decisão dos designers em manter as características estruturais do logo. Quando você paga um alto valor por um projeto a expectativa de algo inovador e criativo tende a ser alta. No entanto, é preciso entender o que motivou o Parlamento a iniciar um projeto de redesenho. Se a intenção foi aperfeiçoar um símbolo tradicional, o resultado final foi muito satisfatório. No design e na política nem sempre a ruptura ou a modificação drástica são populares. Apesar das críticas, provavelmente o novo logo agradou aos conservadores e progressistas.

 

 

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!