Por que o novo logo da Record não agradou muito?

Por que as marcas mudam seus logos?

As empresas costumam investir no redesenho de seus logotipos por vários motivos. O mais significativo ocorre quando elas passam por um período difícil e entendem que um novo logo ajudará a comunicar novas estratégias. Há também casos em que a empresa se transformou e seu logo já não a representa de forma adequada.

Um dos motivos mais questionáveis é aquele realizado apenas para seguir a moda ou tendência. Quando se trata de uma marca conhecida é preciso ter cuidado pois, alterações frequentes podem gerar insegurança e desconfiança no público.

Ainda não sabemos qual a razão para a modificação no logo da Rede Record de televisão, mas percebemos nas redes sociais que ela não agradou muito.

O globo metalizado com elementos orbitais coloridos foi idealizado nos anos noventa. Naquela época a maioria das empresas do segmento foi influenciada pelo estilo “futurista” do designer Hans Donner. Em 2012 a emissora anunciou uma alteração significativa no conceito de seu logotipo, como você pode perceber na imagem abaixo:

A evolução da marca

evolucao-record-logo

O logotipo de 2012

record-logo-logotomia

No redesenho atual, a Record abriu mão das cores azul, verde e vermelho e usará apenas um tom de cinza similar ao adotado pela Rede Globo. O objetivo parece ter sido a busca pela simplificação e minimalismo escolhido por inúmeras empresas de diferentes setores. Além disso, a emissora adotará um novo nome, o Record TV.

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, a novidade será apresentada ao público em  um vídeo  a partir de 27 de setembro. Talvez o redesenho tenha causado pouca euforia por sinalizar que a emissora continua próxima à imagem da Rede Globo, sua maior concorrente.

Novo logo Record.