Qual é o melhor: design impresso ou digital?

Design Impresso Digital

A escolha vai depender do quando o cliente está disposto a investir no projeto.

Quando se trata de comunicar a existência de uma marca o design impresso costuma ser o mais utilizado. Para grandes tiragens a impressão offset é a ideal, pois garante a qualidade do resultado final por um preço mais baixo do que a impressão digital. Empresas de médio e grande porte geralmente contratam agências para a criação de brochuras, editoriais e banners. O folheto é o item mais utilizado por empresas de pequeno porte graças ao seu formato acessível e popular. Os itens de papelaria como cartão de visita, envelope e papel timbrado também são impressos utilizados por grande parte das empresas e organizações.

Para o desenvolvimento deste tipo de projeto é necessário um conhecimento aprofundado em diagramação, composição gráfica e layout. Em softwares como o CorelDRAW, Illustrator e InDesign o designer deverá ajustar as cores para CMYK (para saber mais sobre sistemas de cores clique aqui) e em seguida organizar elementos como imagens, textos e vetores de forma criativa e legível. Para os materiais impressos as imagens deverão possuir alta resolução e estar em sintonia com a hierarquia visual determinada pelo profissional.

A decisão pelo design impresso ou digital deverá ser definida em um acordo entre o designer e o cliente a partir do brífingue. O rápido desenvolvimento da Internet e redes sociais fez aumentar a demanda por profissionais com habilidades para a criação de layouts digitais. Atualmente inúmeros empresários investem em sites institucionais e desejam construir uma ligação com o público através de um blog, páginas em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram além de vídeos no Youtube. Em design digital será necessário ajustar as cores para RGB em softwares como Photoshop ou Gimp. O desenvolvimento de projetos para a Web exige um conhecimento aprofundado nos formatos adequados para esta realidade. A administração de conteúdos online para a oferta de produtos e serviços tem sido chamada de Inbound Marketing. Para saber mais sobre isso clique aqui.

Recentemente a gráfica Printi criou um infográfico animado explicando de forma resumida as principais diferenças entre o design impresso e o digital. Confira abaixo:

Design Impresso e Digital