Quanto custa o design de um logotipo?

Quanto Custa Logotipo
Quando surge a necessidade da criação de um logotipo, é comum o cliente desejar saber de imediato o preço do projeto. Em muitos casos há também o pedido para que o designer ofereça um valor “camarada” e facilite ao máximo a forma de pagamento.

O motivo para esse tipo de comportamento pode estar relacionado à falsa impressão de que um logo está mais próximo de ser um produto do que um serviço. A grande quantidade de sites que oferecem logotipos em pacotes promocionais também contribui para o problema.

Cada cliente possui suas especificidades e, por esse motivo, nenhum projeto é igual ao outro. Caberá ao designer deixar claro para o cliente sobre suas habilidades em oferecer soluções para problemas específicos de comunicação. Quanto mais complexo e exigente for o projeto, maior deverá ser o investimento.

O designer só poderá elaborar um orçamento preciso depois de conhecer o resumo do projeto a partir do briefing. Portanto, você só poderá responder com segurança a pergunta título deste artigo depois de uma longa conversa com o seu cliente.

Outro ponto importante para a elaboração de um orçamento é a pesquisa de preços. Antes de entrar em contato com você, o cliente certamente irá pesquisar na Internet para saber o preço mais alto e o mais baixo cobrado para a criação de um logotipo. Como dissemos anteriormente, há designers que tratam logotipos como produtos e apresentam tabelas fechadas de preços em seus sites. O ponto positivo é que você poderá utilizar esses valores como parâmetros para o seu orçamento. Existem também alguns blogs que apresentam fórmulas de precificação de design.

A maioria das fórmulas possui características muito similares: vão sugerir para você avaliar inicialmente seu nível de especialização. Uma longa bagagem em projetos de marca podem fazer com que você se sinta confiante para cobrar acima da média. Soma-se a isso as especificações do projeto, como por exemplo e tempo necessário para a sua realização. Clientes com pressa já sabem que o valor do projeto seja mais alto. Existem designers que também levam em consideração o número de alterações. Assim, já antecipam para o cliente que acima de um número X de modificações será cobrado um valor adicional. Outros dois pontos que fazem parte da fórmula é a situação econômica do país e o espaço físico. Se a demanda por projetos está escassa, você provavelmente cobrará um valor mais baixo do que se estiver cheio de clientes. O fato de possuir uma agência e funcionários, também pesam na elaboração de um orçamento. Afinal de contas, o projeto de logotipo ajudará a pagar salários, contas de água, luz, telefone, Internet, aluguel e etc.

Portanto, se um cliente perguntar para você quanto custa o design de um logotipo, respire fundo, abra um sorriso e convide-o para uma conversa.

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!