Trivago adota um círculo simples como novo logo

A Trivago se tornou conhecida no Brasil graças a um investimento contínuo e eficiente em propaganda. O aplicativo que ajuda a escolher hotéis é lembrado (principalmente) pela desenvoltura e beleza do ator e modelo Willian Mello, contratado para os comerciais.

Recentemente a Trivago apresentou seu novo logotipo e identidade visual. A nova marca foi chamada de Wabi e teve como objetivo criar uma distinção entre os produtos oferecidos pela empresa. Em seu site, a Trivago compartilhou os detalhes do projeto para a nova imagem da marca, que foi conduzido pelos designers Anna Druckrey, Katalin Varga e Dawn McCance.

Como é possível perceber, o novo logo apresenta uma forma orgânica e de aparência manuscrita. O elemento possui três cores distintas: azul, laranja e vermelho. O logotipo antigo não possuía um símbolo marcante sendo formado pelo nome da marca com suas sílabas separadas por três cores, as mesmas usadas no Wabi. A forma abstrata segue uma tendência do design contemporâneo para a simplificação e parece ter sido inspirada em outro aplicativo famoso, o Airbnb.

Opinião: O logo antigo da Trivago precisava de um redesenho. A falta de conceito e impacto visual era realmente problemático para uma empresa de abrangência global. O novo símbolo é ambicioso, apesar de ser pouco audacioso. Isso é perceptível pelo esforço dos designers em tentar explicar o conceito e convencer o público de que não se trata de uma solução feita às pressas por alguém despreocupado com questões importantes como proporção e equilíbrio. Ainda assim fica aquela sensação de algo amador, como se o logo escolhido não fosse a versão definitiva, mas o esboço rabiscado.

Abaixo você poderá conferir algumas imagens do processo criativo: