Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo

Marketing Conteudo
Atualmente a relevância de uma marca (ou personalidade) é medida pelo seu desempenho na Web. Ao entrar em contato com um novo site ou blog, você provavelmente pesquisará a existência no Google e nas redes sociais para saber o número de likes, seguidores e compartilhamentos.

O uso das redes sociais para melhorar o posicionamento de uma marca tem atraído a atenção de muitos empresários. No Brasil é significativo o número de novas agências especializadas em marketing de conteúdo.

O Inbound Marketing consiste justamente em encontrar maneiras criativas para atrair novos visitantes. Para garantir a fidelidade e adesão da audiência o consenso dos especialistas é o foco na qualidade de conteúdo com estratégias eficientes de divulgação.
Foi neste sentido que o site Kaiak criou um infográfico chamado “20 novas regras do marketing de conteúdo” e decidimos reproduzi-las abaixo com comentários sobre elas.

1 Trate palavras chave como um diferencial

A pesquisa de palavras chave e o monitoramento de seu desempenho no seu blog ou site ajuda a conhecer melhor os interesses de seu público e os motivos que tornam o seu negócio singular.

2 Tenha uma voz com a qual os consumidores se identifiquem

O conhecimento do perfil de sua audiência ou clientes é fundamental para a criação de conteúdos que gerem identificação e engajamento.

3 Construa confiança com transparência

Já foi o tempo em que as pessoas acreditavam na celebridade que divulgava “espontaneamente” o produto ou serviço de um patrocinador em seu Instagram ou Facebook. Agir com transparência estimula a fidelidade em seu público.

4 Adapte boas ideias em múltiplos formatos

Seu conteúdo precisa ser responsivo, já que as pessoas poderão visualizá-lo em diferentes formatos. Da mesma forma que o conteúdo precisa ser adaptado para o tipo de ferramenta de compartilhamento como Facebook, Twitter ou Instagram. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

5 Títulos são tudo

Sim, os título devem atrair a atenção e despertar a curiosidade do público. Para saber como criar títulos bem sucedidos clique aqui.

6 Use notícias e agregue novidades

Ser o primeiro a falar sobre um assunto é algo muito difícil atualmente. No entanto, o compartilhamento de novidades é importante para ampliar sua relevância em sua área.

7 Guarde e compartilhe apenas o que vale a pena

Além de se comunicar é preciso saber o que falar, ou seja, você precisa focar no que é relevante para o seu público.

8 Não poste, engaje!

Tudo o que você direcionar sua atenção tende a crescer. Ao monitorar o desempenho dos seus posts você poderá prever quais conteúdos possuem potencial maior de engajamento.

9 Bom conteúdo estimula conexões

Você percebe que seu conteúdo é bom quando possibilita a conexão com outros artigos já criados e também a criação de novos textos.

10 Construa conteúdo em um plano contínuo

Construir conteúdo que tenha continuidade garante que a audiência dedique mais tempo ao seu site ou blog.

11 Inspiração vem de fontes diferentes

Ter fontes diversificadas garante que você se diferencie da concorrência e fuja do lugar comum.

12 Qualidade é tão importante quanto quantidade

Entre escrever muito e criar algo relevante, dê maior preferência à segunda opção.

13 Quantidade importa!

A qualidade é importante mas é preciso ser constante. Escrever apenas um post ou artigo por mês normalmente costuma desestimular a adesão do público.

14 Defina seu timing e seja fiel a ele

A definição do timing ideal deve fazer parte de uma estratégia de marketing eficiente.

15 Não barganhe conteúdo

Barganhar conteúdo é um tipo de ação que poderá desqualificar seu trabalho.

16 Acompanhe o trabalho do seu inimigo

Conhecer a concorrência é uma estratégia muito conhecida e praticada por grandes empresas do mercado.

17 Use um tema para promover outro

Criar relações entre os temas costuma atrair a atenção do público e a permanência dele no seu site.

18 Recicle seus melhores conteúdo

Há conteúdos que são atemporais e podem ser resgatados e reciclados para que um número maior de pessoas possa ter acesso.

19 Saiba explorar conteúdos estratégicos

Só tenha cuidado para não se tornar repetitivo, busque sempre elementos complementares.

20 Use conteúdo para converter fãs em clientes

Ao conquistar a confiança da audiência você poderá garantir que ela faça investimento financeiramente em seu projeto.

Confira abaixo o infográfico completo:

20-regras-mkt-contedo

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