Crie o logo da Rede Globo no Illustrator e Photoshop

Com um pouco mais de quarenta anos, o logo da Rede Globo sofreu inúmeras modificações desde sua criação, pelo famoso designer austríaco, Hans Donner. Segundo o próprio criador, o logo é composto por duas esferas que fazem referência ao globo terrestre, e um retângulo representando a tela do aparelho de televisor. Assim temos a terra apresentando a própria terra na televisão.

A última revitalização do logo foi realizada há cerca de três anos, e, nesta nova versão, não houveram grandes mudanças, apenas o retângulo foi expandido lateralmente, por causa dos novos modelos de televisor Widescreen, e as cores foram suavizadas com a utilização de bastante efeitos de gradiente.

Imagem de divulgação, criações de Hans Donner

Para o tutorial desta semana, vamos apresentar uma maneira de criar um logo idêntico ao original de Hans Donner. Diferente de outros tutoriais disponíveis na web, que tentaram recriar o logo em programas de modelagem 3D, utilizamos basicamente o Illustrator e o Photoshop para acabamentos. Esperamos que gostem!

Passo 1

Abra o Illustrator e peça um arquivo com dimensões de 2000 X 2000 pixels, Color Mode CMYK e PPI 300. Nomeie o arquivo ao seu critério.

Passo 2

Selecione a ferramenta Elipse Tool (L) e crie um circulo de 820 X 820 pixels. Em seguida selecione a imagem e aplique o seguinte gradiente (Ctrl+ F9): Type- Radial, Angle- 4,14, Aspect Radio 100% nas cores: 24294E, A7AABD e F8FAFD.

Passo 3

Duplique a figura e com a ferramenta Direct Selection Tool (A) altere os pontos para que fique igual a imagem abaixo. Em seguida aplique o seguinte gradiente: 0B0C0F e 2F3447.

Passo 4

Duplique novamente a primeira imagem e também com a ferramenta Direct Selection Tool (A), faça com que fique igual ao modelo abaixo. Aplique gradiente com as cores: E7EAEF, 7D80AD e 12121C.

Passo 5

Agora você irá duplicar também esta imagem, ajustá-la de acordo com a figura abaixo e aplicar o gradiente: 5E68A4 e EEF4FB. Depois é só montar as imagens e em seguida agrupá-las.


Passo 6

Para a esfera do centro você deverá fazer quatro imagens como as que apresentamos abaixo e também aplicar gradientes. Para o círculo use: 14141B, AAABC2 e E8ECF2; no semi-círculo aplique: 6F7BB1, C1C5E0 e F9FCFE; Nas duas outras imagens que farão o efeito de brilho, use para a de cima as cores da primeira imagem e para a de baixo as cores da segunda. Como na primeira esfera, monte e agrupe.


Passo 7

Agora vamos trabalhar no retângulo que representa a tela do televisor. Neste caso vamos primeiro elaborar o vetor e em seguida aplicar os efeitos de profundidade e sombra no Photoshop.
Inicialmente selecione a ferramenta Rounded Rectangle Tool com as dimensões de 658 X 399 pixels. Peça um segundo retângulo de 630 X 377 selecione as duas imagens e centralize-as e selecione Pathfinder (Shift+ Crtl+ F9) Minus Front, sua imagem deverá ficar igual a que fizemos. Adicione alguns pontos nas áreas superiores e laterais dos retângulos e modele para que fiquem mais abauladas. Para finalizar aplique um gradiente: F9FCFE, A7AABE e 22294E.


Passo 8

O próximo passo será criar o fundo colorido. Duplique a imagem retangular que acabamos de criar e com a ferramenta Direct Selection Tool (A), selecione apenas o retângulo interno. Exclua esta figura e aplique um gradiente no retângulo maior, com as sete cores a seguir: Roxo- 5D4A9E, Azul- 2A358F, Azul Claro- 36C2D8, Verde- 2CB35B, Amarelo- FEEC80, Vermelho- C22D2D e Rosa- EA6084.

Passo 9

Deixe a imagem um pouco de lado e agora abra o Photoshop e peça um documento de 4 x 4 pixels. Com a ferramenta Rectangular Marquee Tool (M) marque dois pixels da imagem e pinte na cor cinza escuro 565656.

Passo 10

Ainda no Photoshop, aponte para Edit> Define Pattern salve o novo Pattern com um nome que sejá fácil de lembrar posteriormente. Copie o retângulo feito no Illustrator e cole no Photoshop como Smart Object. Reduza um pouco do tamanho e crie uma nova layer sobre ela. Aponte para Layer> Layer Style> Pattern Overlay e defina Blend Mode para Overlay, Opacity 100% e Scale de 370%. Com o botão direito do mouse sobre a layer clique em Convert to Smart Object.. Para finalizar selecione Edit> Transform> Warp e ajuste a imagem da seguinte maneira:

Passo 11

Mantenha Ctrl pressionado e ative a seleção do retângulo. Na layer acima aplique uma máscara. Selecione as duas layers e aplique Merge e depois vá em Layer> Layer Style> Inner Shadow com as coordenadas: Blend Mode- Multiply, Opacity- 87%, Angle 90 graus, Distance- 0, Choke- 0 e Size- 100 px.


Passo 12

Salve a imagem como PNG e abra no Illustrator. Monte a figura colocando-a para baixo da borda retangular e esfera menor. Selecione tudo, copie e cole no Photoshop.

Conclusão

Para os acabamentos e só aplicar Brush na cor branca em algumas áreas para ressaltar a luz, diminuir a opacidade e colocar em modo Overlay. e criar um gradiente no fundo.
Abaixo temos o resultado final, quando mais perfeccionista e detalhista você for, mais o logo irá ficar parecido com o original.
Não percam o tutorial da semana que vem!

Croove
Siga!

Croove

Agência de Design em Croove Creative Move
O Croove é um espaço para a livre expressão da criatividade

Somos uma Agência de Design do Rio de Janeiro. Esse é um espaço onde estudantes e profissionais de áreas como artes, comunicação e design podem aprimorar sua criatividade e talento, buscando inspirações diárias em artigos, tutoriais e materiais para download. Um dos principais objetivos do Croove é criar um canal de comunicação com diferentes públicos.
Croove
Siga!