Você entendeu o novo logo do UBER?

O Uber anunciou recentemente o seu novo logotipo, você entendeu o conceito?

Um logotipo precisa ser a versão condensada de uma marca. Quanto mais simples ele for maior será a chance do consumidor se identificar com a empresa, produto ou serviço. Um conceito inteligente costuma despertar admiração no observador e consequentemente irá elevar a confiança na marca.

Há quem diga que o símbolo perfeito é aquele que não precisa ser explicado. No caso do Uber, a versão anterior era de fato problemática por sua simplicidade extrema: apenas a inicial do nome da marca em um quadrado com cantos arredondados. Foi criado em 2009 para representar a marca de Travis Kalanick e Garrett que atualmente está disponível em 400 cidades de 65 países e tem provocado a ira de motoristas de táxi que tiveram que lidar com uma concorrência praticamente inexistente.

Segundo os idealizadores do Uber, o logotipo sempre provocou insatisfação por não representar plenamente a empresa. O solução foi criar um logo um tanto confuso para boa parte dos designers. O símbolo remete aos bits e átomos para tentar representar o fato do Uber estar em vários lugares ao mesmo tempo. No centro, há um bit e ao redor foi adicionado cores e padrões que podem mudar de acordo com a cidade onde o serviço estiver operando.

O Uber divulgou um vídeo com o objetivo de explicar o novo conceito. Após a divulgação da novidade algumas pessoas divulgaram memes nas redes sociais para brincar com a dificuldade de entender o logo. Confira abaixo: