Você não vai acreditar nestes carpetes e pisos com ilusão de ótica

Ilusao-Otica-Carpete

Você costuma acreditar em tudo o que vê? Pois saiba que as vezes os seus olhos (e o cérebro) podem pregar uma peça em você.

Quem confirma isso é o cientista Mark Changizi em sua explicação sobre a ilusão de ótica. Segundo ele, o termo foi criado para explicar o que acontece quando você analisa uma imagem que foi criada (ou não) para enganar os seus olhos. Isso ocorre por que a luz atinge as células presentes em nosso globo ocular e leva cerca de 1 décimo de segundo para ser registrada pelo cérebro, para compensar esse atraso neural nosso cérebro cria imagens com a ajuda da memória. Ou seja, você pensa estar vendo algo que não condiz com a realidade.

Recentemente alguns sites sobre design divulgaram uma imagem que mostra o uso criativo da ilusão de ótica. Trata-se de um carpete escuro em uma loja de departamento com linhas que criam a ilusão de um solo irregular. A imagem foi compartilhada no Twitter por @MrMuselk e atingiu grande visibilidade graças aos seus 226 mil seguidores.

É claro que esse tipo de ilusão de ótica em uma loja, apesar de criativo, pode estimular um efeito contrário ao esperado. Ao invés de atrair o público, a sensação desagradável do piso pode afastar as pessoas. A foto em questão já conta com 78 mil retweets e muitas pessoas aproveitaram para compartilhar outros exemplos de pisos e carpetes com ilusão de ótica, confira abaixo:

Olhem o piso desse corredor:

E esta escada:

Este só podia estar em Las Vegas: